quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projeto : Carnaval.


Objetivo 

Valorizar a data comemorativa 'carnaval, desenvolver o respeito e afeto pelo próximo, fazer arte e aprender brincando!

Rodinha
Na rodinha, conversar sobre o carnaval. Sugestões: Quem gosta de carnaval? Quem vai ao carnaval? Você acha divertido brincar no carnaval? Que fantasia ou máscara vai usar?

Paródias - Marchinhas
Você pode fazer, juntos as crianças, várias paródias das marchinhas para cantar, dançar e se divertir, demonstrando carinho e afeição entre os colegas. Na brincadeira sugerimos a paródia da marchinha 'Me dá um dinheiro aí'. Faça uma roda e separe pares. Enquanto cantam, as crianças apontam para o coleguinha, trocando de pares quando terminar. Todos cantam e batem palmas acompanhando o ritmo da canção.

♫ Me dá um beijinho aí
Ei você aí, me dá um beijinho aí,
Me dá um beijinho aí! ♪

Ir trocando por outras palavras como: cheirinho, docinho e etc...

Música - Marchinhas
Gravar várias marchinhas e levar para a sala, para cantar e dançar. 

MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO,
MAMÃE EU QUERO MAMAR!

DÁ A CHUPETA, DÁ A CHUPETA!
DÁ A CHUPETA PRO BEBÊ NÃO CHORAR!

01 - No primeiro momento ouvir a música  gravada. Depois cantar junto com as crianças, durante  a semana toda, usando o chocalho de pet.
02 - Fazer um cartaz com a música, ilustrando-do com desenhos de chupetas e mamadeiras, e afixar na sala de aula, cantar apontando a escrita. Você também pode fazer máscaras e painéis com mamadeiras e chupetas feitas com papel, pratinhos descartáveis ou bexigas! 
03 - Localizar e trabalhar a letrinha inicial do nome no cartaz. Depois, trabalhar a letrinha do nome dos coleguinhas.

 (EX: Com o M de MARA também se escreve MAMÃE, MAMAR...)

Alfabeto
Montar com o alfabeto móvel, feito de EVA, papelão, sucata ou outro de sua preferência, a palavra CARNAVAL. Aproveite para trabalhar as letrinhas da palavra, relacionando-as às letras iniciais dos nomes dos alunos. Ex: C de Caio, A de Amanda, R de Ricardo.


Decoração
01 - Decoração a sala com fitas coloridas, bandeirinhas, papel picado. Uma ótima sugestão com preço bem em conta é decorar com tiras de TNT colorido. Você pode cobrir o teto como mostra a foto abaixo ou pendurar tiras variadas na parede, também fica muito bonito!

Créditos: http://www.pragentemiuda.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário