sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bom Carnaval Galerinha!!!


Conteúdos Mínimos da Educação Infantil- 2014


Queridos Professores , Coordenadores de Unidade Escolar e Gestores, me perdoe pela demora!!
>Lembrando que os conteúdos que chegarão as Unidades via SMECE será com formatação diferente, mais o conteúdo é o mesmo.
Mais uma vez me perdoe pela demora: Com Carinho 
Sua Coordenadora: Gislayne Braga

















quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projeto : Carnaval.


Objetivo 

Valorizar a data comemorativa 'carnaval, desenvolver o respeito e afeto pelo próximo, fazer arte e aprender brincando!

Rodinha
Na rodinha, conversar sobre o carnaval. Sugestões: Quem gosta de carnaval? Quem vai ao carnaval? Você acha divertido brincar no carnaval? Que fantasia ou máscara vai usar?

Paródias - Marchinhas
Você pode fazer, juntos as crianças, várias paródias das marchinhas para cantar, dançar e se divertir, demonstrando carinho e afeição entre os colegas. Na brincadeira sugerimos a paródia da marchinha 'Me dá um dinheiro aí'. Faça uma roda e separe pares. Enquanto cantam, as crianças apontam para o coleguinha, trocando de pares quando terminar. Todos cantam e batem palmas acompanhando o ritmo da canção.

♫ Me dá um beijinho aí
Ei você aí, me dá um beijinho aí,
Me dá um beijinho aí! ♪

Ir trocando por outras palavras como: cheirinho, docinho e etc...

Música - Marchinhas
Gravar várias marchinhas e levar para a sala, para cantar e dançar. 

MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO,
MAMÃE EU QUERO MAMAR!

DÁ A CHUPETA, DÁ A CHUPETA!
DÁ A CHUPETA PRO BEBÊ NÃO CHORAR!

01 - No primeiro momento ouvir a música  gravada. Depois cantar junto com as crianças, durante  a semana toda, usando o chocalho de pet.
02 - Fazer um cartaz com a música, ilustrando-do com desenhos de chupetas e mamadeiras, e afixar na sala de aula, cantar apontando a escrita. Você também pode fazer máscaras e painéis com mamadeiras e chupetas feitas com papel, pratinhos descartáveis ou bexigas! 
03 - Localizar e trabalhar a letrinha inicial do nome no cartaz. Depois, trabalhar a letrinha do nome dos coleguinhas.

 (EX: Com o M de MARA também se escreve MAMÃE, MAMAR...)

Alfabeto
Montar com o alfabeto móvel, feito de EVA, papelão, sucata ou outro de sua preferência, a palavra CARNAVAL. Aproveite para trabalhar as letrinhas da palavra, relacionando-as às letras iniciais dos nomes dos alunos. Ex: C de Caio, A de Amanda, R de Ricardo.


Decoração
01 - Decoração a sala com fitas coloridas, bandeirinhas, papel picado. Uma ótima sugestão com preço bem em conta é decorar com tiras de TNT colorido. Você pode cobrir o teto como mostra a foto abaixo ou pendurar tiras variadas na parede, também fica muito bonito!

Créditos: http://www.pragentemiuda.org/

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Algumas Sugestões...






Nunca foi tão necessário explorar o verde e amarelo, afinal a copa este ano é no Brasil... Use papel pardo para fazer uma bandeira bem grande. Depois carimbe com as mãozinhas dos alunos nas cores verde, amarelo, azul e branco.




  • A copa - Comece explicando às crianças o que é a copa. Sonde seus conhecimentos prévios sobre o tema, enfatize que a copa tem ligação com a bola e eles conseguirão assimilar melhor.
  • Artes - Faça a Bandeira com colagem com tampinhas, casca de ovo, tecido, papelão, papel crepom, forminhas de docinhos... Picar papel nas cores da Bandeira e colar.
  • Perfuração - Após pintar a Bandeira, faça perfuração com palitos de dentes nas formas retângulo, círculo e losango. Retire as formas com cuidado após a perfuração, e monte a Bandeira em outra folha (essa atividade permite à criança entender a sobreposição das figuras geométricas da Bandeira). Depois você pode expor as obras de arte!
  • Pintar a Bandeira - com giz de cera, pintura a dedo, guache...
  • Modelagem - Usar massinha para fazer a Bandeira.
  • Grude - Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anilina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
  • Cores - Coloque 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
  • Decoração - Crianças de 0 a 3 anos necessitam de recursos visuais que facilitem seu entendimento. Logo, é importante enfeitar a sala de aula e munir-se de objetos como: bandeiras, viseiras, camisetas, brinquedos, etc. Decorar a sala com bolas e bandeiras coloridas nas cores verde e amarela.
  • Saúde - O esporte faz bem a saúde. Partindo desse princípio, explique aos alunos que para jogar futebol precisamos ter uma alimentação saudável. Monte, junto com os alunos, um cartaz com imagens de alimentos que fazem bem a saúde e fotos de pessoas correndo, jogando bola, andando e exercitando. 
  • Fuleco - Os animais fazem parte do universo das crianças de 0 a 3 anos. Portanto, trabalhe enfatizando o Fuleco, mascote da Copa. Fale aos alunos sobre o tatu, seu habitat, etc. Conte a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto significa. Faça máscaras do Fuleco com eles e encene alguma história que tenha o tatu como personagem. Imprima desenhos do Fuleco para colorir com eles, faça o Fuleco com massinha de modelar. Aqui você também pode explorar os outros animais que concorreram para ser mascote: arara, onça.
  • Dado dos Animais - Numa caixa de papelão cole imagens dos animais participantes da seleção para mascote: arara, onça, tatu... As crianças jogam o dado e a imagem do bicho que cair para cima deve ser explorada com movimentos variados como: imitar o som, a locomoção, desenhar, modelar ou cantar uma música correspondente.
  • Fuleco na minha casa - Confeccionar o Fuleco para ficar na sala. Ele será o mascote da sala, aproveitar para explorar as cores do mascote, das roupas... O mascote também pode  passear na casa das crianças nos finais de semana, cada fim de semana com um aluno, lembrando-os de cuidar bem dele, porque está em extinção.
  • Confeccione - o Pantanal, criando os animais com material reciclável e árvore com carimbo das mãozinhas. Enfatize que a maioria dos animais que concorreram ao mascote da copa, são do Pantanal. 
  • Móbiles - Móbile com fitas nas cores do Brasil para que as crianças possam passar as mãos. Móbiles com rolo de papel higiênico, pintados de verde amarelo.
  • Torcida - Organize a torcida baby da copa do mundo com apitos, pom pom, camisetas e viseiras.
  • Bola - Como a bola é bastante conhecida por todos, pedir que cada um traga sua bola de casa, para fazer um dia de Copa 2014 bem divertida... Confeccionar bolas de jornal. Pra isto basta embolar bem o jornal e ir moldando a bola com cola ou fita adesiva. Depois faça uma bela pintura nas bolas. Outra opção é fazer bolas com meias e enchimento de sacolinhas plásticas ou papel picado, explicando a necessidade de preservar o meio ambiente e também o fato de que muitas crianças dos países participantes brincam com este brinquedos porque são pobres, ensinando valores a eles.
  • Música - Organize uma oficina musical. A música desperta o interesse dos pequeninos. Use instrumentos musicais de sucata, enfatizando a nossa cultura e música.
  • Culinária - Selecionar uma culinária típica de cada país participante, ou dos estados brasileiros escolhidos para sediar a Copa, e degustar com a turma. Não se esquecendo de fazer o dia da culinária com comidas típicas brasileiras.




  • sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

    Sugestões de Projetos...




    Sugestão : Copa na Educação Infantil






    Objetivos: • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. • Conhecer a história das copas. • Identificar cada país e os dias que jogam.

    Formulação dos Problemas: • Onde será realizada a Copa do Mundo? • O que podemos observar nos grupos? • Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes? • Você conhece algum desses países?

    Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

    Material: • Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc. • Hino Nacional
     
    Temas Transversais: Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
     
    Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
     
    Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
     
    Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
     
    Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
     
    Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa








    Música: Rumo ao Penta (Pelé) 
    Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

    Vídeo
    : Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

    Português
    : O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

    Texto
    : Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc; Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

    Matemática
    : Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)

    Significado dos termos
    : oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...) Liga pontos.

    História e Geografia
    : História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas

    Ciências
    : A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso; O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos) O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões.

    Conclusões e Aplicações:
    Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc. ( Culminância de Projeto)

    Créditos : http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br

    Trabalhando com o Mascote Fuleco.

    Hora do Conto !!!























    Os animais fazem parte do universo das crianças principalmente nesta faixa  etária , portanto fale aos alunos sobre o tatu, seu habitat, etc. Conte a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto significa. Aproveite para trabalhar o tema central do livro: dentro, fora, meio ... Bom trabalho Galerinha!!

    Vamos fazer o Mascote?



    Pra te ajudar com as atividades sobre a Copa doMundo 2014, eu vim postar uma música muito fofinha! A música é 'Tatu Bolinha' com Cocoricó. Tem vídeo da música e a letra  Use para trabalhar no Projeto Copa do Mundo 2014 ou em outras atividades relacionadas.
    A música é perfeita para encenar e brincar, trabalhando movimentos, higiene, alimentação e outros temas envolventes com a turminha pequena... Veja o vídeo e a letra da música.



    Tatu Bolinha - Cocoricó 
    Lá vem o meu amigo querido Tatu bolinha,
    Ele mora longe, Na fazenda vizinha.
    Todo dia de manhã, ele sobe a montanha,
    E vem aqui me visitar!
    Anda, anda anda, anda, anda, anda, anda!
    Até o topo da montanha, sem parar!
    Quando chega lá em cima, deita no chão...
    Encolhe as perninhas, vira bolinha.
    E dá um empurrão!
    E vem rolando morro abaixo,
    Cambalhota na montanha,
    Esporte radical! Legal!
    E vem rolando morro abaixo,
    Cambalhota na montanha,
    Velocidade animal!
    Numa folha de bananeira ele para, macio,
    Abre a bolinha, estica as perninhas,
    E vai tomar banho de rio.
    Lava as costas passa talco nos pezinhos,
    Todo cheiroso, limpinho, vem aqui me visitar!
    A gente brinca de bolinha de gude, legal!
    Legal legal legude!
    A gente brinca que é de circo,
    Que ele é o tatu bala e o meu nariz é um canhão! Puff...
    Esconde-esconde na palha! Cadê?
    Esconde-esconde na palha! Cadê?
    Eu sinto um cheiro bom, minha mãe me diz...
    É hora do lanche, que hora tão feliz!
    Eu, eu, eu, eu, eu,eu, tatu e todos os meus amiguinhos
    Comemos bolacha e salgadinhos!
    Eu, tatu, e todos os meus amiguinhos,
    Comemos bolacha e salgadinhos!
    Ói que o tempo passa, Ói que o dia tá acabando...
    Lá vai o meu amigo bolinha, pela estrada afora!
    Pra casa voltando!
    bye bye bolinha, bye bye!
    Amanhã a gente brinca mais!



    Créditos: 
    http://www.pragentemiuda.org/2014/02/musica-e-video-cocorico-tatu-bolinha.html





    quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

    Trabalhando a Copa na Educação Infantil



    Vamos brincar com o Futebol!!!! Trabalhando a Copa na Educação Infantil!!

    JUSTIFICATIVA:

    Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.



    OBJETIVO GERAL: 

    Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.


    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


    • Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.

    • Aprender novas brincadeiras.

    • Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.



    DESENVOLVIMENTO:



    > Atividade 01



    A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.



    > Atividade 02



    No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.



    > Atividade 03



    Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.


    > Atividade 04

    Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.


    > Atividade 05



    Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.



    Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.



    > Atividade 06

    Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.



    > Atividade 07



    Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.



    > Atividade 08


    Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.


    > Atividade 09



    Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;



    Desenhos


    Atividades com argila


    Bolas de papel amassado


    Técnicas de arte com pecas etc.



    AVALIAÇÃO:



    Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria


    Créditos: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/projeto-copa-para-educacao-infantil.html

    Orientações Sobre os Eixos Norteadores- RCNEI- MEC.






    Com Carinho :
    Sua Coordenadora: Gislayne Braga

    Plano de Aula das Turmas de Educação Infantil I e II

    Queridos;
    Gestores, Coordenadores de Unidade Escolar e Professores, por favor NÃO façam alterações no Plano de Aula.
    Obrigada! Coordenação de Educação Infantil.